Vitamina D: benefícios e suplementação

Fitness

A vitamina D, chamada de “vitamina do sol”, é assim conhecida pois é produzida na pele quando somos expostos à luz solar.

Ela faz parte de uma família que inclui as vitaminas D-1, D-2 e D-3 e pode afetar até 2.000 genes do nosso corpo.

A vitamina D possui várias funções importantes como, regular a absorção de cálcio no intestino, e do fósforo.

A presença dessa vitamina facilita ainda a função do sistema imunológico, combatendo algumas doenças, e auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes.

Algumas pesquisas revelam ainda que a vitamina D desempenha um papel importante na regulação do humor e na prevenção de depressão.

Sintomas de deficiência de vitamina D

Cansaço, fraqueza muscular, uma fadiga inexplicável e dores nos ossos são alguns dos sintomas.

Fontes alimentares de vitamina D

Além de obter a vitamina D através da exposição à luz solar, podemos obter através de alimentos e suplementos.

Os alimentos ricos com essa vitamina são normalmente de origem animal, como o óleo de fígado de bacalhau, o arenque fresco e o salmão cozido.

Vitamina D 1 - Vitamina D: benefícios e suplementação

Mas, em relação ao salmão, cuidado!

É preciso saber escolher o salmão e fiz um post recentemente falando sobre isso (clique aqui) para saber mais.

Alimentos como fígado, ovo e cogumelo também possuem essa vitamina, porém, em menores quantidades.

Quanto aos cogumelos é importante ter atenção na hora da escolha!

Alguns são cultivados em ambiente escuro, ou seja, não contêm a vitamina D. Leia o rótulo para se certificar!

Um adulto precisa em média, 15 mcg por dia dessa vitamina, enquanto os idosos precisam de 20 mcg.

Minha recomendação é que você procure um médico ou nutricionista!

Eles avaliarão seu exame de sangue e, caso você esteja com deficiência, recomendarão a maneira adequada de suplementar.

Atualmente existem diversos suplementos em cápsulas ou gotas. Porém, devem ser tomados conforme orientação.

Em nossa rotina esquecemos de fazer os exames de rotinas e da importância que as vitaminas têm para o bom funcionamento do nosso organismo.

Cuidado! Busque sempre um check-up anual para acompanhar como está sua saúde!

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