Vitamina C: benefícios e importância na absorção de ferro

Fitness

A vitamina C é uma das vitaminas mais importantes quando o assunto é saúde!

Para alguns adeptos de atividade física e de uma alimentação balanceada, esse assunto pode ser conhecido. Porém, ainda é vago para a grande maioria.

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante que possui diversos benefícios. Vamos conhecer alguns!

Vitamina C e seus benefícios

.Auxilia no combate dos radicais livres, substâncias que provocam doenças como, o câncer.
.Fortalece o sistema imunológico;
.Preveni o envelhecimento precoce, inclusive da pele;
.Fortalece os ossos e dentes;

Mas além de todos esses benefícios, existe um que é de extrema relevância: auxílio do organismo na absorção do ferro!

Vitamina C para absorção de ferro

O ferro está presente nos alimentos como carnes e peixes, e nos vegetais. Contudo, o organismo absorve menos aqueles presentes nos vegetais.

A dica está em consumir junto a vitamina C com esses vegetais.

Ao digerir juntos é formado um composto que auxilia a absorção do ferro presente nesses vegetais, como couve e espinafre.

Isso quer dizer que, se você ingerir verduras e achar que seu corpo está recebendo essa vitamina, dificilmente isso estará acontecendo!

Esse processo de consumo é de extrema relevância, pois o ferro atua na formação da hemoglobina e respiração celular, evitando doenças como a anemia.

Mas como consumir a vitamina C?

Existem várias indicações, algumas inclusive que indicam a consumir uma fruta, que contenha essa vitamina, logo após a refeição.

O nutricionista que me acompanha, Dr. César Torres (clique aqui), indicou duas formas para eu consumir: suco de acerola, pois é uma fruta riquíssima em vitamina C, ou 5g de camu camu.

A camu camu eu consumo da marca Pura Vida, pois é 100% natural, nativa da Amazônia, cultivada sem agrotóxicos e liofilizada, preservando grande parte da vitamina C.

O preço é mais alto do que se você consumir aqueles complexos que vendem em farmácia. Porém, você estará realmente consumindo 90% de vitamina C, e nada de sódio!

A minha dica é que você procure um nutricionista que lhe indicará qual você deve consumir e como, para que seu organismo absorva!

As vezes você acredita estar comendo saudavelmente, porém, seu organismo não está absorvendo, ou os alimentos não estão corretos para sua necessidade.

Ressalto algo que já disse anteriormente: observe sua alimentação e se informe. É da sua saúde que estamos falando!

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