Saúde mental e emocional – Como manter o equilíbrio no dia a dia?

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A saúde mental e emocional deveria estar na nossa lista de prioridades tanto quanto o projeto verão!

Acreditamos que possuir um estado mental e emocional saudável é estar feliz. Realizado. Ao menos, em alguma área da vida, não é? No entanto, a saúde mental e emocional não está atrelada a isso, mas sim a ter conhecimento dos nossos pensamentos e emoções e, saber lidar com cada um.

Sabe aquele ambiente de trabalho com pessoas tóxicas cujo objetivo é apenas fazer fofocas a seu respeito e tentar lhe diminuir de alguma forma? Sim, pois muitas pessoas para se promoverem, precisam diminuir as outras.

Sabe aquele dia em que você acorda atrasada e ao entrar no ônibus lotado, já esbarram em você e a raiva já toma conta do seu espírito?

E quando você olha para o lado e todos estão prosperando menos você? As redes sociais são ótimas para isso, não é? Pois nelas, todos são e estão sempre felizes e bem de vida, não é mesmo?

Todas essas situações da vida geram um desgaste mental e emocional enorme!

E quando nosso único pensamento e vontade é falar um grande foda-se, tudo piora um pouco mais. Afinal, não conseguimos parar um momento e pensar com clareza o que fazer.

No entanto, essa é a primeira coisa que devemos fazer para manter a sanidade e começar a cultivar nossa saúde!

Não é fácil! Eu sei!

No calor da emoção e no frigir dos ovos, o sangue esquenta e sequer pensamos no que estamos fazendo ou falando! Mas quantas vezes você já se não se arrependeu por agir assim? E quantas você mesmo, depois que tudo se acalmou, pensou que poderia ter, simplesmente, ignorado?

Não é sobre se anular ou relevar as coisas, mas sobre escolher bem a briga que você comprará, sabe?

É sobre você saber que sempre existirão situações que irão abalar sua tranquilidade desequilibrando seu saúde mental e emocional, mas saber que rapidamente você pode inverter essa situação e assumir o controle da situação.

Com certeza você está aí desse lado lendo e pensando: “Falar é fácil, mas quero ver você fazer isso.”!

Pois bem! Então, irei lhe dizer e compartilhar contigo os meus aprendizados!

Ao longo desses anos fui aprendendo na prática que ou eu mudava e controlava a minha impulsividade, ou isso poderia acarretar alguns problemas.

Nossa saúde é toda interligada, e esses estresses em nosso emocional afeta o nosso físico!

Saber lidar com as emoções e os pensamentos do dia a dia, é saber que você está cuidando de toda sua saúde e reduzindo o risco de várias doenças.

Existem muitas dicas. Mas considero essas três que listarei aqui como a base para a manutenção de nossa saúde no dia a dia.

Saúde emocional e mental – Dicas para gerenciá-las

1. Pense antes de agir

Falei antes que isso é fundamental para preservarmos nossa saúde mental e emocional!

Ao longo dos anos observei muitas das situações estressantes que eu me envolvia não valeram meus desgaste emocional e mental.

Em muitas, inclusive, se eu tivesse pensado antes de agir ou falar, teria sido até mais benéfico para mim. Fato!

No começo é mais difícil, pois quando vemos o leite já está derramado, não é mesmo? Mas, com o tempo, se torna natural, e você passa a pensar e avaliar onde realmente vale a pena gastar sua energia.

2. Vale a pena? Concentre-se no que realmente importa

Eu internalizei essa dica e atualmente é uma das que mais coloco em prática em meu dia a dia!

Você começa a perceber que aquelas situações incômodas do o dia, como um transporte público lotado, pessoas sem educação, já não merecem muito sua atenção.

Que colocar seu foco em outra coisa, como um livro, uma música, ou simplesmente ignorar, é bem melhor!

Percebe que você pode até precisar se submeter a acordar cedo e encarar situações desagradáveis em seu dia a dia, mas que é sua escolha a forma como você lidará com cada uma.

3. Saiba quando e como agir

Ao gerenciar sua emoções, pensar antes de agir, você passa a manter sua saúde equilibrada em todos os aspectos e com isso, a ter uma lucidez maior de quando e como agir.

Muitas vezes, chegamos no trabalho e ao nos depararmos com algo que não gostamos ou não concordamos queremos logo atacar. Porém, calcular sua ação pode ser mais efetivo e benéfico para você!

Um desentendimento em seu relacionamento, por exemplo. Já sabemos que discutir no calor da emoção não funciona. Ao contrário: só piora.

Não falar nada no momento e refletir no momento ideal para conversar é muito mais saudável! Não se perde a razão!

Se você está duvidando, faça o teste e coloque em prática! Você terá outros olhos para diversas situações e você mesma perceberá que não valerá a pena discutir ou se estressar!

Notará que assumir uma postura mais resiliente, agindo com sabedoria nos momentos certos, lhe trará muito mais equilíbrio, tranquilidade e sucesso!

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