Quinoa: 4 motivos para incluir esse superalimento na sua dieta

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A quinoa, ou quinua – nome de origem quéchua, o idioma falado pelos incas – existe há mais de 7 mil anos!

Esse alimento é uma cultura de grãos que é cultivada por sementes comestíveis. E que você encontra em três tipos principais: branco, vermelho e preto.

Porém, ainda nem todos nós conhecemos todos os benefícios desse alimento que é considerado um dos super alimentos.

A quinoa é um dos alimentos mais proteicos que existe!

Esse super grão é um dos poucos alimentos que contém todos os 9 aminoácidos essenciais para nosso organismo!

Também é rico em fibras, magnésio, vitaminas B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, Vitaminas E e vários antioxidantes.

Não se satisfez ainda? Calma, tem mais benefícios desse alimento!

Quinoa e 4 benefícios desse superalimento

1. Sem glúten

Para aqueles que sofrem da doença celíaca, ou optaram por ter dieta sem glúten, esse alimento é uma excelente alternativa.

2. Intestino saudável

A quinoa, assim como o amaranto, possuem uma função prebiótica.

Os prebióticos são compostos de fibras não digeríveis que trabalham com enzimas probióticas para se tornarem combustíveis para as bactéricas boas que habitam nosso intestino.

Ou seja, ambos alimentos auxiliam a função gastrointestinal!

3. Saúde óssea

Devido ao elevador teor de magnésio, manganês e fósforo, a quinua auxilia no fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como as osteoporose, por exemplo.

4. Outros benefícios

A quinua, por possuir tantas vitaminas e minerais, auxilia ainda no combate a doenças cardíacas, câncer, e até reduzindo o risco de diabetes.

Receitas com quinoa

Shakes com quinoa

Não é necessário cozinhar a quinoa para consumi-la em shakes.

Você pode incluir e consumir em forma de flocos!

Arroz de quinoa

1. Coloco 200 ml de água e deixa ferver.

Em outra panela, refogue alho, cebola, talos de folhas de beterraba e de salsinha, e cenoura ralada.
Pode substituir ou acrescentar outros vegetais de sua preferência.

2. Quando começar a levantar as bolhas, acrescente 100 gramas da quinua. Após 10 minutos, desligue e deixe a água secar.

3. Misture a quinoa aos vegetais. Acrescente sal e açafrão, tempero riquíssimo para a saúde.

Pronto! Seu arroz está prontinho e repleto de benefícios excelentes para seu organismo, que agradeço muito!

Existem ainda várias formas de consumir a quinoa, como nas saladas, por exemplo.

Em termos de preço, depende da região e do local. No empório onde compro sai R$ 6,00 umas 200 gramas. Comparei na internet e o preço é em torno disso.

Alguns estudos revelam que o ideal seria comer um pouco desse “grão” diariamente.

No entanto, se você realiza algum acompanhamento nutricional, minha sugestão é que você converse com seu nutricionista, para ele incluir na sua dieta! 😉

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