Fibra alimentar e os benefícios para seu organismo

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Com certeza você já escutou a respeito da importância da fibra alimentar para uma dieta equilibrada e saudável!

No entanto, muitos de nós não consome a quantidade necessária para manter esse equilíbrio.

Segundo a OMS, o consumo recomendado é de 25 a 35 gramas ao dia. Porém, no Brasil o consumo é de 10 a 15 gramas.

A fibra auxilia no funcionamento do sistema gastrointestional, auxiliando a prevenir doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

Se você está no processo de emagrecimento, a fibra também pode auxiliar!

Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis.

Importância das fibras para o organismo

Fibra solúvel

A fibra solúvel se dissolve na água. Os benefícios são: redução na quantidade de colesterol no sangue e auxilio para quem sofre de constipação.

Os alimentos que contêm são: aveia, cevada e centeio; cenoura e batatas; e frutas, como banana e maça!

Fibra insolúvel

Já a fibra insolúvel não se dissolve na água. Passando para o intestino sem ser quebrada, auxiliando os alimentos a se movimentarem facilmente através do sistema digestivo.

Cereais, nozes e sementes são alguns dos alimentos que contêm fibra insolúvel.

Feijão preto, ervilha, chia, batata doce e brócolis são alguns dos outros alimentos que contêm fibras!

O aumento do consumo de fibras deve ser realizado de maneira gradual. Além disso, para obtermos os resultados é necessário um conjunto de fatores.

Manter a prática de atividade física, alimentação balanceada, e um bom consumo de água.

Para a melhor atuação das fibras é recomendado um consumo de 1,5 a 2L de água por dia. De qualquer forma, sabemos que esse consumo é recomendado por diversos fatores, certo?

Para quem busca praticidade, algumas empresas já possuem produtos multifuncionais!

Independente da sua escolha, sempre recomendo que você busque um profissional especializado, como um nutricionista, para obter a recomendação adequada para seu organismo e rotina.

Sabemos que ao consumirmos esses alimentos por conta própria, estaremos ingerindo as fibras alimentares.

Contudo, o nutricionista possui a experiência e o estudo para elaborar uma dieta que potencialize ainda mais o consumo e os resultados!

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