Empoderamento Feminino e o mercado de trabalho

Comportamento

Se tem um assunto que gosto muito de estudar é empoderamento feminino. Penso acerca disso muito antes do termo entrar em pauta das principais revistas femininas do mercado ou em sites femininos. O meu interesse em empoderamento cresceu junto com minha carreira no mundo corporativo.

Muito antes de me tornar empreendedora com o site Toda Feita sempre alimentei o sonho de galgar degraus mais altos nas empresas em que tive passagem. Minha experiência em empresas da industria farmacêutica e companhias com o patamar de Big Four permitiram que eu testemunhassem a ascensão de algumas mulheres. Estive próxima de algumas que realmente demonstravam qualidades inspiradoras.

Em outros casos, ao contrário, observei que algumas mulheres chegam a assumir altos cargos, porém, perdem crédito nas empresas ao não conseguirem sustentar a pressão e a desconfiança de estruturas repletas de preconceito e superiores com a mente repleto de esteriótipos sobre o universo feminino. Muitas mulheres ainda não se deram conta que ao enfrentar o mercado de trabalho estão se colocando de frente ao assédio em suas formas mais perniciosas, a desconfiança, o descrédito sem falar nas condições do mercado.

Panorama do mercado de trabalho para mulheres

Mulheres Mercado de Trabalho 2 - Empoderamento Feminino e o mercado de trabalho

Muito se fala em empoderamento feminino e o mercado de trabalho, todavia, a maioria das discussões giram em torno da disparidade salarial e da ausência de mulheres nos mais altos cargos de uma empresa. Esses assuntos estão sempre em pauta, pois o cenário realmente não é nada animador.

Alguns dados como o do relatório do Fórum Econômico Mundial tornam o cenário ainda mais pessimista para as mulheres. O estudo aponta que a igualdade de gêneros será alcançada somente em 2095. Além disso, nós mulheres sabemos que no Brasil a situação ainda é mais grave.

As mulheres são as mais afetadas em tempos de desemprego, e levantamentos de órgãos como Pnad (Pesquisa Nacional de Domicílios) demonstram que 52% da população desempregada no Brasil são mulheres. É certo que esses assuntos precisam realmente ser discutidos, porém, é importante que cada mulher cumpra seu papel com o intuito de abrir mais possibilidades dentro de um mercado tão restritivo.

Mas quais são as qualidades que toda mulher precisa desenvolver para se dar bem no ambiente corporativo? O que podemos fazer para alcançar o real empoderamento feminino? Nesse artigo vou apresentar alguns posicionamentos que não representam uma conduta agressiva e altamente competitiva dentro de estrutura rígida de uma empresa. Trata-se de qualidades que permitem o crescimento profissional, alcançar alta credibilidade com colegas de trabalho e altas hierarquias de uma empresa e realmente empoderar uma mulher pelo real valor do papel que ela venha desempenhar em uma instituição.

Qualidades que permitem o empoderamento de uma mulher no mundo corporativo

Mulheres Mercado de Trabalho 1 - Empoderamento Feminino e o mercado de trabalho

Equalize a carreira e sua vida pessoal

O primeiro aspecto que toda mulher precisa observar para obter sucesso na carreira é a equalização entre sua carreira e a vida pessoal. O machismo que muitas vezes enreda os ambientes corporativos e impedem o real empoderamento feminino.

Esse pensamento enviesado espreita as mulheres disseminando estereótipos de que as mulheres muitas vezes são menos produtivas que os homens por terem muitas vezes lidar com as demandas domésticas como mães que precisam sim apanhar seus filhos na escola ou oferecer cuidados a uma criança doente.

Não estou aqui falando de colocar a carreira e a vida pessoal em caixinhas separadas, uma vez que a vida precisa ser vista como um todo e não apenas por aspectos isolados. A orientação é que cada mulher busque uma maneira ativa e estratégica lidar com as circunstâncias.

Ainda que a desigualdade seja uma realidade nas empresas, na sua vida pessoal não precisa ser assim. Para mulheres casadas e com filhos a orientação é que as demandas domésticas envolvendo compromissos com filhos sejam divididas entre o casal.

Outra questão muito importante é saber lidar com circunstâncias bem comuns como marido que lida mal com a mulher que obtém sucesso na carreira. A melhor forma de tornar o mercado mais igual começa dentro de casa ao apresentar para o seu par a importância que a carreira tem em sua vida. Reflita e busque o equilíbrio.

O conhecimento por meio da leitura é capaz de empoderar mulheres

Há algum tempo ouvi uma frase do ator Will Smith que me inspirou e me ajudou em diversas circunstâncias da minha vida, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho.

O astro de Hollywood disse:

Muitas pessoas viveram antes de nós e não há nenhum desafio que essas pessoas não tenham vivido, não há nenhum problema que essas pessoas não tenham resolvido e todos deixaram a solução dos problemas em livros”.

É estranho falar de empoderamento feminino e utilizar a frase de um homem como inspiração, mas vou ser honesta com você e dizer que independente do gênero esse pensamento configura uma grande verdade. Não existe maneira de crescer na vida sem ler muito.

As pessoas vivem em busca de mentores, de coachs que ensinem a obter sucesso na carreira, todavia, você pode ter mentores sempre disponíveis na cabeceira de sua cama. Você pode ter contato com grandes empreendedores e pensadores durante seu café da manhã, na hora do almoço, pouco antes de começar suas atividades diárias no escritório.

Ler permite ter bons insights e desenvolve a capacidade de resolver problemas que é uma das capacidades mais apreciadas em ambiente corporativo. Leia mais livros e você conseguirá realmente crescer em qualquer aspecto da sua vida.

Empoderamento feminino e estoicismo para mulheres

Outro estereótipo que permeia o mundo corporativo é que “mulheres são passionais e isso é prejudicial na tomada de decisões”. Para neutralizar tais impressões talvez seja interessante buscar uma postura mais condizente com o pensamento estoico.

A proposta não envolve se tornar um ser extremamente racional como o personagem Spock, mas sim aprender conceitos que levam ao amadurecimento profissional. O estoicismo vai te ajudar a compreender que sem falha, sem crescimento. Também vai te ajudar a desenvolver potencialidades e aplicar conhecimentos. Essa postura vai te tornar uma pessoa mais resiliente. Lembrando que a resiliência é muito apreciada em qualquer profissional.

Mulher com uma profunda ética

Ética deve ser observada por qualquer profissional, principalmente as mulheres. Muitas mulheres assumem o papel de sexo frágil e dão margem para perseguições de natureza machista. Infelizmente algumas mulheres não assumem sua carreira como um projeto a ser desenvolvido, mas sim como apenas uma fonte de renda extra familiar e apenas subsistem nos escritórios.

O mal comportamento que envolve a crítica velada a colegas de trabalho e outros comportamentos reprováveis comprometem a ascensão de outras mulheres que possuem reais ambições. De uma forma ou de outra, a ética deve ser sempre observada e os péssimos hábitos devem ser ativamente combatidos. Se você é mulher e dá real importância para a igualdade de gêneros pense o quanto um comportamento antiético pode prejudicar sua carreira e também de outras mulheres. Essa perspectiva permite maior consciência e ajudará muitas mulheres a banir ideias equivocadas.

Foco e produtividade

Não existe nenhum critério capaz de apontar que um homem pode ser mais produtivo do que uma mulher no ambiente de trabalho. O único critério capaz de pôr em xeque a produtividade de uma mulher, assim como o de qualquer profissional, é o foco em suas tarefas. Qualquer profissional, de qualquer gênero, precisa desenvolver a capacidade de manter-se focado em uma tarefa, visando qualidade e, acima de tudo, resultados. O foco e a produtividade é a chave capaz de abrir portas que levam às mais altas hierarquias em uma estrutura empresarial, e você mulher precisa desenvolver urgentemente essa qualidade.

Espero com esse artigo ter dado uma real contribuição para mulheres que demonstram real interesse na carreira e anseiam que seus valores sejam reconhecidos por qualquer empresa. Esperamos que o mercado evolua e que em breve as pessoas não sejam contratadas por um bom marketing pessoal, de acordo com o gênero ou qualquer outro critério que não seja capacidades e potencialidades.

Assuntos mais buscados:

  • carreira nas big four
comente!
voltar-top
Todos os Direitos
Reservados © 2016 TODA FEITA