Benefícios da caminhada – Porque incluir já na rotina

Fitness

Os benefícios da caminhada são inúmeros, e você já até deve conhecer alguns! Mas será que os benefícios são somente para aqueles que buscam uma atividade física moderada?

A respostá é não! Todos deveriam incluir a caminhada em sua rotina de atividade física!

É muito comum, principalmente, entre praticantes de musculação e crossfit o foco apenas nos exercícios focados em construção de massa muscular e força.

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Acabam não fazendo os exercícios de cardio e assim, não usufruem dos diversos benefícios da caminhada, por exemplo.

Benefícios da caminhada – Porque incluir já na rotina

1. Melhora na saúde do coração

Diversos estudos já comprovam que caminhar, ao menos quatro horas por semana, auxilia e muito na saúde do coração, minizando os riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Aliado a isso, a caminhada auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol LDL e da pressão arterial!

2. Melhora nos ossos e nos músculos

Por ser um exercício de baixo impacto, a caminhada auxilia no fortalecimento dos ossos sem prejudicá-los. Ou seja, sem perda de densidade óssea.

Fortalecendo nossos ossos diminuímos o risco de osteoporose, fraturas, lesões, e ainda prevenimos a artrite!

Além desses benefícios, com ossos mais fortes e saudáveis há uma grande melhora em nossa postura, equilíbrio e até nossa resistência.

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Para os marombas de plantão, rs, um dos benefícios da caminhada é também fortalecer e tonificar os músculos viu? Evitando a perda de massa muscular com o passar dos anos!

3. Aumento da produtividade

Você, com certeza, já sabe que praticar atividade física nos deixa com mais energia e disposição, certo?

Pois bem, com a caminhada o efeito é o mesmo!

Ao melhorar nossa produtividade melhoramos também nossos pensamentos. Ou seja, conseguimos pensar de maneira mais estratégica. Resolvendo mais facilmente os problemas do trabalho, por exemplo.

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Além desses benefícios muito já sabemos sobre os benefícios da caminhada no que diz respeito a redução do estress e no combate a depressão!

4. Melhora na digestão

Sabemos o quanto a digestão inadequada causa desconfortos gastrointestinais!

Por isso, todos os médicos e profissionais da saúde são unânimes em recomendar a caminhada diária à todos, independente da idade.

5. Aumento da função imunológica

Caminhar, pelo menos quatro horas por semana, auxilia na melhora e proteção de nosso sistema imunológico!

Reforça as atividades celulares do nosso corpo e ajuda a liberar os glóbulos brancos, responsáveis por atuar na cura dos problemas físicos.

Digo que é desafiador incluir na rotina tantas coisas. Porém, quando o assunto é saúde não devemos ser negligentes!

Se você já frequenta academia ou crossfit, converse com seu educador físico sobre incluir pelo menos uma caminhada em seu treino, caso ainda não faça.

Conheço muitas pessoas que acreditam que somente levantar peso, ou que os exercícios mais fortes é que trarão resultados.

Porém, avaliando o comportamento do nosso corpo a longo prazo, o inverso é muito verdadeiro!

Exercícios leves, mas que trabalhem todo o funcionamento interno e externo do nosso corpo são os que mais nos ajudarão.

Por isso, não negligencie um exercício simples e importante como esse e que nos traz inúmeros benefícios! 😉

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