Ansiedade: 3 dicas para acalmar e auxiliar no tratamento

Comportamento

Ansiedade, momentos de perigos reais ou imaginárias que, atualmente, é considerada por muitos como mal do século.

O Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade, e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em torno de 33% da população mundial sofre de ansiedade.

As estatísticas mostram que esses transtornos aumentam consideravelmente, mas será que tratamos esse mal da forma como deveríamos?

Medo intenso, aperto na região do tórax, transpiração e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos sintomas da ansiedade.

A lista pode aumentar e você melhorar se identificar esse transtorno e trata-lo!

Vida saudável trata-se apenas de deixar seu corpo escultural e sua alimentação balanceada. Sua mente, seu corpo, sua saúde!

Infelizmente, algumas pessoas tratam esses sintomas como sendo de pessoas desocupadas, ou frescura. Contudo, esse mal pode levar a doenças ainda mais sérias.

A maioria das pessoas não entendem a razão de sua ansiedade!

Mudamos de trabalho, acreditando que iremos nos animar e melhorar. Viajamos, na esperança de nos renovarmos. Compramos para nos distrair. E assim, vamos escondendo o real problema: nossa mente!

Esquecemos que ao fazer tudo isso levamos nossa mente junto. O que significa que você apenas está ignorando o problema ao invés de tratar!

Identifiquei a ansiedade há alguns anos após passar por algumas situações, porém, sempre abafei a situação ao invés de curar na raiz.

Hoje, a vida me chamou atenção novamente para esse transtorno, e quero compartilhar algumas coisas que tenho e estão me ajudando muito!

Essas dicas, não substitui seu tratamento, caso esteja fazendo algum. Mas pode ajudar para que o tratamento seja ainda mais eficaz!

3 dicas para acalmar a mente e corpo

1. Cuide de seu sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para uma série de fatores, inclusive acalmar sua mente.

Crie um ritual antes de deitar. Escolha assistir filmes, documentários ou reportagens tranquilas que acalmem o seu cérebro e relaxe seu corpo.

Meditações guiadas pode ajudar muito, ainda que você durma.

As meditações guiadas me ajudaram a acalmar o meu corpo, a minha mente e a me trazer para o momento presente. Por isso, acredito que pode ajudar você também!

2. Momento presente

Não lembrar do passado e não pensar no futuro!

Difícil, mas não impossível, e fundamental para acalmar você e seu mente.

A meditação, principalmente a mindfulness, auxilia muito a nos voltarmos apenas ao momento presente. Porém, eu sei. Sentar, escutar e relaxar, não é simples para mentes ansiosas que nem a nossa!

Por isso, a dica é você voltar a sua atenção apenas para o que está fazendo no momento.

Se está no trabalho, concentre apenas nas suas atividades. O mercado, os filhos, a academia que você não irá, e todo o restante não deve roubar sua atenção.

3. Respiração

A meditação e a respiração caminham juntas!

Existem vários tipos de respirações que acalmam seu corpo nos momentos de crise. Uma delas é você respirar usando a musculatura do abdômen, ao invés do tórax.

Respire de maneira lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias.

Meditação

Tudo é um processo, e tratar a ansiedade também. Não se preocupe quando você fizer isso, e após algumas horas, ou no dia seguinte, a falta de ar ou a sensação de medo ressurgir.

Continue praticando essas três dicas. Você notará que, ao longo dos dias, esses pequenos hábitos se tornarão grande no processo de acalmar você, sua mente e seu estado!

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